Rotary Club de Piracicaba Povoador

Reuniões:
Todas as terças-feiras no horário de almoço das 12h às 13:30h.
Local: Casa da Amizade
Av. Comendador Luciano Guidotti, 2223

Curiosidades

Emblema Oficial

E-mail

 

Através dos anos, tem havido muita discussão sobre a criação e significado da RODA DENTADA. Aqui estão alguns antecedentes de como o símbolo se desenvolveu e o que significa para mim... Em 1905, um tipógrafo-gravador e rotariano de Chicago, Montague Bear, desenhou uma simples roda de carruagem, mostrando movimento e poeira. Tinha a intenção de representar a civilização, movimento e trabalho em ação. Assim, muitos Rotary clubes adotaram a roda de uma maneira ou de outra. Em 1922 foi decidido criar e desenvolver um emblema oficial de Rotary e em 1923 uma roda de engrenagem com 24 dentes e seis raios ou braços foi oficialmente adotada. Para mim, os dentes na parte externa da engrenagem representam o fato de que o trabalho deve ser feito. Os seis raios representam o mais profundo ideal de servir em Rotary e a Prova Quádrupla...indo em direção da comunidade, ocupações e profissões que nossos membros representam. Em 1929 a Convenção Internacional de Rotary, determinou que o azul real e o dourado deveriam ser as cores oficiais da organização, e a roda dentada foi desenhada com estas cores. Para mim, as quatro faixas azuis dentro do raio externo da engrenagem representam as quatro Avenidas de Serviço. Mais tarde, engenheiros rotarianos chamaram a atenção para o fato de que a engrenagem não poderia girar livremente num eixo de transmissão, assim um rasgo de chaveta foi adicionado para significar que a roda era um "trabalhador e não um ocioso." O rasgo de chaveta no centro de um eixo é de um grande significado, porque representa o rotariano individual, que é o eixo principal em qualquer clube. Membros qualificados são as chaves necessárias para que o eixo se movimente e gire, pondo a energia em movimento e impulsionando esta engrenagem Ao viajar e visitar clubes, distritos e projetos, passei a compreender que a Roda Dentada é mais do que um símbolo de um clube de serviço. Representa preocupar-se e compartilhar, amizade e amor, mais um compromisso e atitude com "você pode contar comigo." Significa uma atitude de "Um dar mais do que receber" por aqueles que se importam, tentando trazer uma luz de esperança para os desesperançados nos recantos obscuros do mundo. A Roda Dentada tem sido a "chave mágica" para mim, abrindo portas em lugares especiais e para experiências únicas, incluindo calorosa hospitalidade, e sim...abrindo corações para novas amizades Você e todos os rotarianos podem usar esta chave, também!...ajudando a fazer deste mundo um lugar melhor para se viver, com amizade, enfim. (Para o Instituto de ROTI por Douglas Vincent, Presidente)

O emblema oficial do Rotary International é uma roda de engrenagem com seis raios ou braços, vinte e quatro dentes ou projeções e um rasgo de chaveta; um dente é colocado sobre o eixo de cada braço e três entre as linhas centrais dos braços. A roda é desenhada de acordo com as proporções dadas na tabela abaixo. As duas palavras: Rotary e International aparecem em espaços rebaixados no aro. Com a roda na posição vertical, a palavra Rotary aparece na depressão superior, que ocupa um espaço de cerca de cinco dentes, e a palavra International aparece na depressão inferior, que ocupa o espaço de cerca de nove dentes e meio (91/2). Entre essas duas depressões, em cada lado, há outras duas depressões sem letras. O espaço entre quaisquer dessas quatro depressões é de cerca de duas unidades de acordo com as proporções dadas a seguir e o espaço entre as depressões e qualquer dos bordos do aro é de cerca de uma unidade e meia (11/2). Os braços são afunilados e de seção transversal elíptica.

Quando a roda está em posição vertical com a palavra Rotary na parte de cima, os eixos de dois braços opostos formam um diâmetro vertical da roda que corta ao meio o rasgo de chaveta, então no ponto mais alto de sua rotação. Os lados dos dentes são levemente convexos, de maneira que o espaço deixado entre eles é, do ponto de vista da mecânica, aproximadamente correto.

As proporções corretas para o desenho são:
Diâmetro total - 61 unidades
. Do centro à base ou raiz dos dentes - 26 unidades
. Largura do aro (borda interna até a base dos dentes) - 81/2 unidades
. Diâmetro do cubo - 12 unidades
. Diâmetro do eixo - 7 unidades

Braços ou raios
. Largura na junção destes ao aro (lados projetados) - 5 unidades
. Largura no centro do eixo (lados projetados) - 7 unidades

Seção vertical do rasgo de chaveta
. Largura - 13/4 unidades
. Profundidade - 7/8 unidades

Dentes ou projeções
. Largura na base - 41/4 unidades
. Largura na extremidade - 21/4 unidades
. Altura - 41/2 unidades

Letras
. Largura do espaço rebaixado - 51/2 unidades
. Altura das letras - 4 unidades

Deve-se notar que, a fim de tornar a roda mais emblemática do ideal de servir, adicionou-se um rasgo de chaveta à descrição acima. Em reprodução unidimensional, o cubo deve ser demarcado por um círculo em volta do rasgo de chaveta. Além disso, a posição dos braços foi estabelecida.

O emblema do Rotary pode ser reproduzido monocromaticamente. Se for multicolorido, suas cores oficiais, azul real e dourado, deverão ser utilizadas. O dourado pode ser representado por uma cor metálica ou amarela. As seguintes cores específicas do padrão PMS devem ser usadas: azul PMS 286, dourado metálico PMS 871 ou dourado (amarelo) PMS 129. As cores do Rotary devem ser colocadas no emblema do seguinte modo: a roda inteira deve ser dourada, com os quatro espaços rebaixados no aro em azul real. As palavras Rotary e International na depressão devem ser douradas. Se a reprodução for unidimensional, o círculo em volta do cubo deve ser azul. A abertura do eixo no cubo e o rasgo de chaveta devem ser deixados incolores.

O Manual de Estilo e Identidade Visual do RI (547-PO) contém diretrizes para a reprodução do emblema do Rotary e manutenção da identidade visual própria da organização em todas as publicações rotárias.

O emblema do Rotary International é registrado oficialmente com o Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos como uma marca registrada e de serviços. Este registro proíbe a sua reprodução de uma forma imprópria ou por pessoas não autorizadas.

O emblema do Rotary não deve ser modificado ou alterado sob nenhuma circunstância (ver manual de identidade visual do Rotary International).
Os rotarianos são incentivados a usar na lapela de seus paletós ou na gola de suas camisas o distintivo contendo o emblema do Rotary. O emblema aparece, também, nos bolsos dos
paletós, canetas, bonés e outros artigos de uso pessoa que são fabricados por empresas ou pessoas especialmente licenciadas pelo Conselho Diretor do RI. O emblema aprece, logicamente, nas flâmulas, distintivos, placas de ruas e no papel timbrado do Rotary como forma de identificação.

O emblema do Rotary não pode ser utilizado para fins comerciais. Seu uso não é permitido em campanhas políticas ou em conexão com qualquer outro nome ou emblema que não seja reconhecido pelo Rotary International. Os sócios dos Rotary clubs não devem utilizar o emblema em seus papéis timbrados ou em cartões de visitas ou em qualquer outro material que tenha por fim a promoção dos seus negócios. Também não é aconselhável que os rotarianos exibam o emblema do Rotary nas portas ou janelas de seus estabelecimentos comerciais.
A utilização do emblema com orgulho e honra é dever de todo rotariano. As restrições aqui mencionadas têm por finalidade assegurar que o emblema não seja utilizado de maneira contrária às normas da organização e de que será sempre utilizado em prol da mesma.

Veja
Normas para Utilização do emblema do Rotary International
Símbolos Oficiais do Rotary

 

 

 

Evolução do Emblema

EVOLUÇÃO DO EMBLEMA DO ROTARY

1906

 1910

 1913

 1926

http://www.rotary4590.com.br/images/stories/rodas/rodasantigas/1906.jpg

 

http://www.rotary4590.com.br/images/stories/rodas/rodasantigas/1910.jpg

 

http://www.rotary4590.com.br/images/stories/rodas/rodasantigas/1913.jpg

 

http://www.rotary4590.com.br/images/stories/rodas/rodasantigas/1926.jpg

 

  



voltar